terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desfile do dia da Independência
(setembro 2010)


Uma manhã nublada com uma temperatura agradável, principalmente para quem estava usando jaquetas de combate projetadas para proteger do frio europeu, foi assim que começou o feriado do dia da independência para o nosso grupo.


Como de costume nos reunimos no nosso ponto de encontro que fica na entrada da Fundação Educandário, início da Avenida Cavaleiro Paschoal Innecchi.


Esse ano contabilizou um novo reforço do "Depósito Pessoal da FEB", o 1º Sargento Fortunato que veio em boa hora, suprindo a ausência do cabo Marziale.
Partimos em direção a vanguarda do desfile que logo se iniciaria.

Mais uma vez nos reencontramos com o veterano Geraldo, velho guerreiro veterano, a verdadeira estrela da ocasião. Acertado os detalhes finais partimos para mais uma vez prestar a nossa singela homenagem aos veteranos que já se foram. Os mesmos veteranos que outrora ocupavam um lugar de destaque no evento, o mesmo lugar que hoje humildemente pedimos licença para ocupar para manter a figura dos bravos e o cachimbo acesso na memória da população.


Após a canção do expedicionário em frente ao palanque de honra, finalizamos oficialmente a nossa participação no evento e voltamos a nossa atenção ao público, principalmente as crianças presentes que se aproximavam com uma adorável curiosidade ao nosso respeito.
Em seguida partimos pelas principais ruas e avenidas da cidade carregando a bandeira da FEB; Missão cumprida. Comemoramos com um almoço churrasco recreativo.

Fica o protesto ao desfile que não esta sendo divulgado pela imprensa e conta cada vez menos com a participação das forças armadas. Lembro que na minha infância, a presença de viaturas de diversos portes, inclusive blindados pesados, era um convite irresistível ao evento. Nos céus a presença da FAB torcia os pescoços. Hoje vemos instituições privadas, instituições que prestam serviço básico a população e até igrejas. Quem gosta de ver ônibus urbano do dia a dia desfilar?

As autoridades têm capacidade e qualidade para transformar em um evento marcante para a população, basta se esforçar menos na eleição e mais nessa data que representa tanto para essa nação.


Veja as fotos do desfile em Ribeirão Preto

Veja o vídeo do passeio


2º Tenente Berzotti

2 comentários:

Unknown disse...

Bravo, bravo, bravíssimo!
Sou um admirador profundo da historia da segunda guerra e fico muito feliz em saber que existem entusiastas como vóz. Meu falecido avô era do grupo de caçadores do PARA durante os anos de guerra. Sua missao protejer nossas costas contra ataques de submarinos.
Sou chefe escoteiro e tenho grande interesse em participar desse grupo como um reenactor da FEB e de escoteiros de 32

FEB Reenactors Brasil disse...

Olá "a.casas", será um prazer ter um neto patrulheiro das nossas costas!! Entre em contato no nosso e-mail, febreenactors@hotmail.com

Abração