sábado, 18 de setembro de 2010

O FEB Reenactors Brasil nos campos de batalha da FEB

(Julho de 2010)


Em Julho de 2010 o "FEB Reenactors Brasil" do grupo "Dog's of War" esteve na Itália e visitou alguns pontos importantes na campanha da Força Expedicionária Brasileira.

O 1º Sargento Sisdeli teve a oportunidade de ir até o palco de operações da FEB vivenciar uma experiência única: explorar pessoalmente o passado. Confira.

Inspiração. Essa é para mim a palavra-chave quando penso sobre minha paixão por história. Claro, existem várias outras motivações, algumas menos nobres como a curiosidade, mas quando reflito sobre o que me dá tanto prazer em saber sobre o passado, sobre as personagens que influênciaram a construção do meu presente, o que se destaca é a inspiração. Quando descubro personagens como os pracinhas e sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial vejo que grandes feitos são possíveis e, nesse caso em especial, que pessoas simples podem realmente colaborar com a mudança para melhor.

Foi esse sentimento que me motivou a aderir à causa da Reencenação Histórica: manter viva a memória daquilo que possa servir de exemplo para as próximas gerações e que com isso, o esforço de nossos antepassados possa ser reconhecido e homenageado.
Visitar os locais onde ocorreram os eventos de que tanto ouvi falar, de que tanto lí e falei é sem dúvida um sonho (aliás, compartilhado por vários amigos de causa). Felizmente tive a oportunidade de realizá-lo e agora gostaria de compartilhar essa experiência única.

Após meses de pesquisa e a ajuda de outros colegas reencenadores, consegui levantar todo o material necessário para me orientar na Itália hoje. Infelizmente o tempo e a distância constituíram dois fatores conflitantes na elaboração do roteiro pois era impossível conhecer tantos lugares no tempo disponível e fiquei limitado à região da Toscana.
Quem mais contribuiu para o sucesso da expedição foi Mário Pereira (o qual chamei insistentemente de senhor até encontrá-lo pessoalmente e atender a seu apelo de suprimir o título). Mário é filho do grande Miguel Pereira, ex-combatente que permaneceu na Itália como guardião do então Cemitério Brasileiro e, após o traslado dos restos mortais dos pracinhas para o Rio, permaneceu em Pistóia como guardião do Monumento Votivo Militar Brasiliano, erigido no mesmo local para homenagiar os bravos que tombaram no cumprimento do dever.

Mário assumiu o posto de guardião após a morte de seu pai e desde então continuou o esforço do nobre veterano não apenas no que tange à conservação do monumento mas também na conservação do que talvez seja o maior patrimônio da Força Expedicionária Brasileira: seu legado. Mário continuou reunindo relatos, artigos e registros sobre a história dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial e hoje possui um arquivo valioso para a memória da FEB. Como se o trabalho que ele realiza já não fosse louvável o bastante, ele também se dispõe a recepcionar pessoas interessadas em conhecer mais sobre a FEB e dar todo o apoio para os visitantes, por tudo isso é fácil admirá-lo.


Monumento em homenagem a FEB na cidade de Montese - Itália.

Tive também a felicidade de conhecer a Sandra e a Fernanda Freire, filha e neta do ex-combatente João Freire. Ambas me acompanharam na aventura e o forte vínculo delas com o evento me possibilitou um perspectiva melhor dos relatos pois suas reações enriqueceram muito as narrativas e comentários sobre os eventos ao longo do percurso.

Também não posso deixar de dedicar um parágrafo ao amigo Giovani Sulla, que teve a disposição de nos recepcionar de maneira bem brasileira e contribuir muito na exploração dos locais.

Com essa rica composição: Mário, Giovani, Sandra, Fernanda e eu, a expedição, apesar de modesta, rendeu uma experiência e uma vivência sem precedentes em termos de conhecimento. Também foi emocionante ver os calejados Mário e Giovani com prazer em se dedicar à causa de preservação dessa memória bem como as reações mais diversas de Sandra e Fernanda que conheceram melhor o passado de seu já querido ancestral.

O roteiro pontuou as localidades de Pistoia, Porreta-terme, Gaggio Montano, Monte Castelo e Montese, uma pequena parte do que a FEB percorreu na Itália porém, muito importante.


Para não ficarmos apenas no discurso, separei várias fotos para expor junto com os relatos do passei. Espero que gostem.

Imagens da viagem ao teatro de operações.


Agradecimentos especiais:

Ao Eliazer Berzotti pelo esforço inicial que me motivou à aderir a causa. A Marcos Spinoza, grande pessoa que se empenha com sinceridade e euforia em ajudar os amigos e colegas a conseguirem atingir seus objetivos. A Mário Freitas pelo trabalho louvável, pela recepção e apoio na expedição. A Giusseppe Conti, vice-consul Italiano em Ribeirão Preto que nos ajudou muito em termos de logística até estarmos aos cuidados de Mário. A Giovani Sulla, pela disposição, pelo presente e principalmente pelo esforço em preservar, divulgar e homenagiar a FEB.

Texto: 1º Sargento Sisdeli
Edição: 2º Tenente Berzotti

Nenhum comentário: