terça-feira, 17 de agosto de 2010

3º Encontro Anhanguera de Viaturas
(Setembro de 2009)



Mais uma oportunidade surgiu para divulgarmos a história da FEB e também a prática da atividade de reenacting ou como outros preferem denominar, reencenação. Reunimos o pessoal numa manhã de sábado chuvosa, colocamos o fumo no cachimbo e partimos em direção a Pirassununga para participarmos do 3º Encontro Anhanguera de Viaturas, realiadodo nos dias 19 e 20 de Setembro de 2009 no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

A viagem foi agradável como sempre, o trajeto foi rápido e sem complicação. Chegando ao quartel tivemos as melhores impressões. Várias viaturas de colecionadores particulares reunidas em uma excelente área aberta, somando-se a essas as próprias viaturas do acervo histórico do quartel. Tivemos contato com carros de combate half-track M3A1 e M8 Greywood, ambos usados pela FEB na segunda guerra mundial, além dos blindados da saudosa Engesa, Urutu e Cascavel. Tinha também tanques da época do Vietnã, e o enorme EE-T1 Osório, que para quem não sabe superou o M1A1 Abrams, adotado atualmente pelo exército dos Estados Unidos. E o melhor de tudo isso é que os veículos estavam abertos à visitação livre e sem supervisão, prática comum do evento. Era possível entrar neles e fazer mira com o canhão de um tanque por exemplo. Subir em cima, bater fotos de dentro e fora. Com certeza uma oportunidade rara.

O quartel também permitia a visitação às suas oficinas e pátios de viaturas onde são feitos os restauro e manutenções. O evento contava ainda com barracas de venda com artigos militares, barracas de comida e bebidas e uma área coberta com sanitários.

Reunimos com os outros amigos do grupo de reencenação histórica "Dogs of War" em mais um dia espetacular. Saímos do quartel em comboio pela cidade convocando a população para ir ao evento. Fizemos uma pequena parada em um campo de pouso aéreo local e retornamos ao quartel. Infelizmente não foi possível permanecer os dois dias pro causa de compromissos familiares, todavia nossa missão foi cumprida. O evento do próximo ano promete.

Fotos do evento de Pirassununga


2º Tenente Berzotti

Nenhum comentário: